Como redigir um artigo de opinião.

Padrão

ARTIGO DE OPINIÃO   

                   

O artigo de opinião é um texto argumentativo, opinativo, de caráter persuasivo, o qual dá ao autor maior liberdade de expressão. É claro que o domínio do assunto abordado é imprescindível, além do respeito à linguagem foramal.

Contudo, é um texto em que se observa a presença de ironias, citações intertextuais, metáforas, provérbios e explicações diversas sobre o ponto de vista do autor em relação ao tema proposto.

É importante lembrar sempre que a estrutura INTRODUÇÃO; DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO deve ser obedecida. Para isso, criei algumas sugestões para orientar meus alunos a produzirem o artigo de opinião de forma coerente, sem fugirem do tema. Vejam a seguir.

Para a INTRODUÇÂO, (em cinco a sete linhas) podem escolher a abordagem, apresentação do assunto através de:

a) questionamentos(considerando que todos deverão ser respondidos pelo autor, ao longo do texto)

b) alusão histórica

c) comparação entre passado, presente e perspectiva para situações futuras

d) relatos de fatos relacionados ao assunto e posicionamento do autor sobre eles

e) citação de um provérbio, dito popular ou pensamento filosófico conhecido relacionados ao assunto e apresentar a explicação para eles

f) dados estatísticos

g) declaração sobre o assunto

h) definição do assunto e posicionamento a respeito dela

Quanto ao DESENVOLVIMENTO,  (em três parágrafos, com mais ou menos quinze linhas) sugiro que, ao argumentar sobre o assunto, visto que o artigo de opinião é um texto de caráter persuasivo, os alunos apresentem sobre o assunto abordado na introdução:

a) causas e consequências para a situação-problema abordada na introdução

b) exemplos que ilustrem o assunto

c) comparações

d) justificativas

e) citações

Já no DESFECHO (em cinco a sete linhas)de um artigo de opinião, o ideal é elaborar a chamada CONCLUSÃO-PROPOSTA através de:

a) apresentação de soluções para a situação-problema ou sugestões para melhorias ou conservação do que, ao longo do texto, o autor definiu como fatores positivos sobre o assunto. O ideal é que o artigo de opinião denote as perspectivas do seu autor em relação ao tema abordado.

Abraços fraternos;

Professora Valéria Duarte Guedes

»

  1. Na minha opinião eu acho que este kit Gay naum deveria ser distribuido , por que as pessoas não são obrigadas a conviver com a homoxesualidade, em relasão a ser felz com a dupla sexualidade eu acho que naum ten nada a ver uma coisa com a outra,si a pessoa quer ser feliz assim tudo bem , ela deve ser feliz pra sí mesma i naum espreçar a sua opnião para outros e muito menos fazer com que as escolas adquiram esses kits GaY’s..

    ^^,di boa agora ??

  2. Na minha opinião eu acho que este kit Gay não deveria ser distribuido , por que as pessoas não são obrigadas a conviver com a homoxesualidade, em relação a ser felz com a dupla sexualidade eu acho que nãom ten nada a ver uma coisa com a outra,se a pessoa quer ser feliz assim tudo bem , ela deve ser feliz pra sí mesma i não espreçar a sua opnião para outros e muito menos fazer com que as escolas adquiram esses kits GaY’s..

  3. ..Professora, desculpe-me. Tenho uma questão que foge do assunto cuja resposta procuro há tempos. Gostaria de saber se após as pontuações, qualquer ou quaisquer que sejam, é correto ou não uso da letra maiúscula da palavra em seguida. Desde já grato por um retorno.
    Atenciosamente.,
    Marcos Antonio – Ilha/R.J

  4. oi professora,gostaria de ter um exemplo do artigo de opinião se for possivel?
    minha professora: magali vai pedir nas proximas aulas,para escrever um artigo de opinião
    fico grata ser você puder me responder.

  5. Eu gostaria de escrever um Jornal para a minha Escola, mas como na minha escola não tem um clube de jornalismo… eu escrevo artigos de teatros de “mentirinha” na minha apostila velha !
    é bem Lega !

Deixe um comentário

